Tecnologia Social

DSC05739Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.

É um conceito que remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação. Está baseado na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras.

As Tecnologias Sociais podem aliar saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico. Importa essencialmente que sejam efetivas e reaplicáveis, propiciando desenvolvimento social em escala.

Em sua 7ª edição, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social recebeu 1.011 inscrições de iniciativas sociais vindas de todas as regiões do país. O número de inscritos é 93,3% maior do que o registrado na primeira edição, realizada em 2001. Naquele ano, foram inscritos 523 projetos.

A região Sudeste apresentou o maior número de iniciativas sociais inscritas (409). Entre os temas do concurso, educação recebeu o maior número de inscrições em 2013, com 457 inscritos. Em seguida, vieram renda (219), meio ambiente (137), saúde (75), alimentação (64), recursos hídricos (35), habitação (14), e energia (10).

O Prêmio acontece a cada dois anos e as inscrições são abertas a instituições legalmente constituídas no Brasil, de direito público ou privado, sem finalidades lucrativas. As tecnologias sociais certificadas pela Fundação Banco do Brasil passam a integrar o Banco de Tecnologias Sociais – BTS.

Critérios

Para ser certificado como Tecnologia Social, o projeto inscrito deve corresponder aos critérios de reaplicabilidade, efetividade da transformação social, interação com a comunidade, ter sido implementado há pelo menos um ano e contemplar, no mínimo, uma das seguintes dimensões: protagonismo social;  respeito cultural;  cuidado ambiental, solidariedade econômica. Em 2013, 192 Tecnologias foram certificadas, dentre elas o Catapoesia. O certificado é concedido pela Fundação Banco do Brasil, em conjunto com a Petrobrás e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

premio-Banco-do-Brasil

IF

IF

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s